Espinhas e cravos: um consenso, finalmente?

Posted on: Agosto 30, 2018, by :

A acne acontece quando uma substância oleosa chamada sebo obstrui os poros. Eu sei, pode até parecer um pouco nojento, mas é normal. Na medicina dermatológica ainda não está claro por que algumas pessoas são mais propensas à acne do que outras. A causa exata da acne não é conhecida, mas hormônios chamados andrógenos podem desempenhar um papel.

Os andrógenos aumentam durante a puberdade, tornam as glândulas oleosas da pele maiores e produzem mais sebo. Os androgênios também podem aumentar por conta de alterações hormonais relacionadas com a gravidez ou pílulas anticoncepcionais. A genética também tem um papel forte. Se seus pais tiveram acne, você pode ter herdado essa tendência.

Geralmente aparece no rosto, pescoço, ombros, parte superior das costas e peito, que são áreas ricas em glândulas sebáceas, que sofrem ação dos hormônios androgênicos.

Tipos de acne

A acne pode aparecer como um dos seguintes:

  • Comedões (cravos): pontos brancos ou negros que são poros impactados com sebo. A cor preta não é sujeira – são bactérias e células mortas da pele que reagem com o oxigênio e ganham essa coloração.
  • Pápulas, pústulas, nódulos (espinhas): lesões mais graves, vermelhas e inchadas devido à inflamação ou infecção do tecido ao redor dos folículos entupidos, que são muitas vezes dolorosas.

Lembrando que, na vida adulta, há muitas razões para que você tenha acne, se for o caso. Estresse ou como já dito antes, principalmente as alterações nos níveis hormonais, como as causadas pela síndrome do ovário policístico, menopausa ou início/suspensão de pílulas anticoncepcionais, são duas possibilidades. Alguns medicamentos, incluindo lítio, drogas anticonvulsivantes e corticosteróides também podem causar acne. Cosméticos que têm uma consistência gordurosa podem obstruir os poros também.

 

Mitos e cuidados

 Primeiro, nunca recomendo espremer espinhas! Quando fazemos isso, podemos levar bactérias para as camadas mais profundas na pele, aumentando ainda mais a inflamação com risco de deixar cicatrizes permanentes.

Outras coisas que podem fazer acne piorar são: fricção na pele, pressão de capacetes de bicicleta, mochilas ou colares apertados, mudança dos níveis hormonais em adolescentes e mulheres adultas de dois, a sete dias antes do início do período menstrual e claro, um dos males do século, o estresse.

A acne não é causada pela sujeira. Duas lavagens suaves por dia são suficientes. Limpeza demais pode deixar a pele irritada e seca, levando as glândulas a produzem mais óleo, o que aumenta a probabilidade de espinhas. Use produtos sem óleo ou não-comedogênicos (aqueles que não vão entupir poros) em seu rosto.

E nada de esquecer o filtro solar todos os dias. A exposição ao sol inicialmente leva a uma melhora da acne, devido à redução da inflamação e desidratação da pele. Por sua vez, posteriormente ocorre um aumento da produção de sebo na tentativa de corrigir o problema. Isso levará mais tarde, por volta de 3 a 4semanas depois da fotoexposição (aquela boa tomada de sol), ao aparecimento de acne.

O médico dermatologista é o profissional capacitado a tratar todas as formas de acne. Agende uma avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *